---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


ESCLARECIMENTO SOBRE TURBIDEZ NA ÁGUA

Publicado em 07/11/2019 às 16:55 - Atualizado em 07/11/2019 às 16:59

Viemos através desta carta, prestar esclarecimento sobre os problemas de turbidez apontados pelos munícipes de Serra Alta.

                Informamos que todas as medidas possível estão sendo tomadas para eliminar problemas no abastecimento de água no município.

                Informamos que mensalmente são realizadas análises laboratoriais para controle da potabilidade da água no município. Há um controle rigoroso realizado pelo poder público através de empresa especializada contratada pelo município e também da vigilância sanitária do município. Estas medidas visam garantir que a água ofertada pelo município atenda a padrões de potabilidade e consumo humano.

                Nosso sistema de tratamento da água é eficiente em tornar nossa água própria para consumo, seguindo todos os padrões de qualidade exigidas pela portaria de consolidação N°5  do Ministério da Saúde, porém sabemos que ainda temos muito a melhorar.

Atualmente temos controles diários de pH, concentração de cloro, concentração de flúor e turbidez, e nossos parâmetros atendem às exigência legais.

                Mas temos problemas, sim, temos desafios todos os dias.

                Passamos por um período de seca intensa em toda a nossa região. Fato que diminui a qualidade da água nos pontos de coleta, exigindo maior esforço e uso de produtos químicos para tratamento da água. Este fato, somado a chuvas intensas, torrenciais, tornam difícil o controle da qualidade da água em todos os momentos. É por isso que temos técnicos trabalhando exclusivamente no tratamento da água, bem como um Engenheiro Químico responsável pelo processo, assessorando o município, é por isso que estamos revisando todo o sistema de distribuição de água no município, desde a caixa d’água até sua residência, para que possamos melhorar e fazer mais com o que temos.

                Nos próximos dias estaremos fazendo uma grande manutenção no sistema de distribuição da água para minimizar os problemas de turbidez, porém, precisamos de toda a ajuda, precisamos que nossa água que passa por um tratamento seja usada com prudência e consciência e com muita economia.

 

Diego Parizotto

Engenheiro Químico