Agricultores podem requerer auxílio Silagem junto a prefeitura em Serra Alta

Publicado em 10/01/2020 às 14:41 - Atualizado em 10/01/2020 às 14:41

Chegou a época da confecção de Silagem para o produtor rural. O município de Serra Alta também presta apoio nesta atividade. Através do Programa de Incentivo à Agricultura que é regido pela Lei Municipal nº 1.096 de 18/12/2017, fica instituído o pagamento de subsídio por hectare de silagem produzida nas propriedades agrícolas do município, com o objetivo de fortalecer as atividades rurais desenvolvidas para produção leiteira e criação de gado de corte.

O pagamento é feito diretamente ao produtor rural, alcançando o valor de R$ 200 por hectare. Serão subsidiados no máximo 10 hectares por unidade de produção de gado de leite e no máximo 10 hectares por unidade de produção de gado de corte, mediante a realização de medição da área colhida e laudo técnico elaborado por servidor público municipal designado.

Para viabilização e consecução deste programa, o Município efetuará o pagamento de subsídio por hectare de produção de silagem, sendo de responsabilidade exclusiva do produtor rural a execução dos trabalhos no que se refere aos equipamentos, mão-de-obra própria ou contratada e demais serviços necessários. O pagamento do subsídio ocorrerá no prazo de 30 dias úteis após a medição da área pela Secretaria Municipal de Agricultura”, explica o secretário de Agricultura do município, Jair de Assis.

Para ter direito ao benefício é necessário requerer junto a secretaria de Agricultura a ficha cadastral e informar os dados da propriedade e hectares a serem plantados. Após, um técnico visitará o local para o mapeamento e liberação do valor de subsídio.

É importante ressaltar que a Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Urbanos também está auxiliando nos trabalhos de silagem, realizando a limpeza e abertura de silos para armazenamento do produto.

No ano passado, o município de Serra Alta, em parceria com a Secretaria de Agricultura, atendeu aproximadamente 110 produtores na confecção de silagem, alcançando aproximadamente 600 hectares da cultura.