Com R$ 1 milhão e meio de investimentos próprios em 2019, prefeito garante que não deixará dívidas para o próximo gestor

Publicado em 13/01/2020 às 15:16 - Atualizado em 13/01/2020 às 15:16

O ano de 2019 foi avaliado pelo prefeito Darci Cerizolli como o “melhor de todos da gestão”. Segundo ele, graças ao planejamento dos anos anteriores, no último ano foi possível colher os frutos. “Nossa marca sempre foi o enxugamento da máquina pública e a boa gestão com o dinheiro da população e graças ao esforço de todos os colaboradores hoje comemoramos um ano excelente para Serra Alta”, informou o prefeito.

No ano de 2019, a receita bruta do município fechou em R$ 20.274.180,00. Deste valor, em torno de R$ 2 milhões foram de emendas e convênios conseguidos pela administração. “Por isso que sempre enfatizo a importância de se ter contatos e bom relacionamento com os nossos representantes. Assim conseguimos mais esse valor para investir em obras e equipamentos para Serra Alta”, explica o prefeito Darci.

Do total da receita, 36% são provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Fundo é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Ainda, 28% foi proveniente do ICMS, que é repassado pelo Estado de acordo com movimento econômico do comércio, indústria e agricultura. “Dos 28% repassados, cerca de 20% são oriundos da nossa agricultura. Nosso município tem o setor agrícola muito forte”, ressalta o prefeito.

Acompanhando as boas notícias financeiras, nosso município também é autossustentável, tendo 12% de receita própria. “O município tem obrigação de cobrar alguns impostos, como taxas e contribuição de melhorias, de iluminação pública, hora máquinas, serviço de água entre outros. Mas além destes, nós com uma estratégia de gestão, optamos pela aplicação financeira das contas bancarias do município, e assim arrecadamos este ano um extra de R$196.988,00. Por isso o nosso município tem sido destaque entre todos do Brasil, ficando na 32° posição entre os melhores em gestão: porque buscamos sempre as melhores opções para o dinheiro público”, explicou Darci.

De todas as despesas do município em 2019, 9% foram de investimentos em obras e equipamentos. Destes, R$ 1 milhão e meio de reais foram de recursos próprios. “Se não se faz economia não conseguiríamos esses números. E ainda vamos deixar mais recursos em caixa, do que o que vamos pagar com os financiamentos que realizamos para fazer as obras. Não vamos deixar dívida” garante o prefeito.

Outro grande destaque de Serra Alta são os gastos com a folha de pagamento, que nos últimos anos se mantém abaixo do limite que é 54%. “Hoje contamos com 150 funcionários, incluindo os temporários, isso nos dá 41,51% de gastos com a folha, nos mantendo sempre abaixo do limite e economizando neste setor também”, aponta Darci.