Programa 'Transformar+Ação' já está valendo em Serra Alta e busca aproximar família e escola

Publicado em 12/02/2020 às 14:16 - Atualizado em 12/02/2020 às 14:17

Com a volta às aulas, começa a valer também em Serra Alta o Programa ‘Transformar+Ação’.Este programa seguirá uma linha de reflexão acerca dos valores familiares, participação das famílias nos eventos e na vida escolar dos alunos, de forma a contribuir para a transformação social de cada participante.

As ações desenvolvidas pelo programa são pensadas para aprimorar o autoconhecimento e da visão de mundo. “O objetivo é proporcionar as crianças e adolescentes   momentos de escuta, reflexão sobre objetivos e sonhos, protagonismo e corresponsabilização pelas escolhas, resgatando os valores familiares para contribuir na construção do futuro”, explica a psicóloga e coordenadora do Projeto, Daniela Senhor Girelli.

Os trabalhos serão em torno da conscientização sobre as drogas e seus efeitos, doenças, resgate e conscientização de valores familiares, Inserção no esporte e cultura, gincanas, concursos entre outras. Também haverá filmes, músicas, teatros e rodas de conversa sobre assuntos diversos, preparação para o mercado de trabalho. Os temas serão trabalhados com alunos, professores e diretores do CEI Primeiros Passos, Centro Municipal de Educação e Escola de Educação Básica La Salle, além das famílias dos alunos da rede de ensino.

Durante o ano, os alunos serão avaliados através de um boletim próprio do programa com base no boletim escolar e no comportamento do aluno. “A avaliação analisará a Média trimestral do boletim curricular, frequência escolar, Disciplina, envolvimentos em projetos e/ou programas municipal das escolas e/ ou das entidades, envolvimento da família no acompanhamento dos filhos, envolvimento em atividades da comunidade e projetos em grupos que possam ajudar nas carências em nosso município”, explica a coordenadora do programa.

Ao final do ano, os melhores alunos serão premiados. “Conforme for o desempenho e a participação dos alunos no ambiente escolar, comunitário e da família na escola será ofertada as premiações. A participação da família será avaliada por presença nos eventos organizados pelo Programa Transformar + Ação e na participação na vida escolar dos filhos ou por quem são responsáveis. Os prêmios serão canecas, camisetas, chaveiros entre outros brindes sorteados todos os meses. Viagens de passeio e de estudos para os alunos que tiveram a melhor média ou desempenho também serão ofertadas”, explica Daniela.

O Programa é uma ação do Poder Público Municipalatravés das da Secretarias de Educação Cultura e Esportes, Assistência Social, Saúde, Poder Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário Comarca de Modelo, CDL, Igrejas do município, Conselho Tutelar, Rede De Atendimento a infância e Juventude (RAIJ), Escolas Municipais e Estadual, Rotary e Rotaract, Polícia Civil e Militar e população em geral.